Total de visualizações de página

13 de mai. de 2013

Abolição, sim. Igualdade, ainda não


Abolição, sim. Igualdade ainda não!

Hoje dia 13/05 o Brasil comemora o dia da Abolição dos escravos,e quase um século e meio após a abolição da escravatura, os negros ainda não alcançaram igualdade de oportunidades e sofrem com o racismo institucionalizado, a população negra soma hoje 50,1% dos cidadãos brasileiros, mas ainda existe um fosso entre negros e brancos no país e pode ser visto ao analisar a distribuição de renda. Segundo dados do Censo de 2010, o Brasil tem hoje 16,3 milhões de miseráveis (renda inferior a R$70 mensais). Destes, cerca de 70% são negros, essa desigualdade social ainda é agravada pelo preconceito que ainda existe no Brasil. 

Para refletir sobre o preconceito e discriminação,  o Liceu indica um curta metragem que demonstra que o Brasil ainda apresenta um preconceito racial muito grande e que precisa ser vencido através da educação. 
Esse vídeo é de simples compreensão e através dele podemos debater os malefícios do preconceito


A luta contra preconceito já dura séculos, e um líder que se destacou foi Martin Luther King que em seu famoso discurso, para mais de 250 000 pessoas durante a “Marcha para a Liberdade” em Washington, “Eu Tenho um Sonho…” (“I Have a Dream”) simboliza a visão de um mundo mais justo pelo qual King lutou de forma pacífica. Leiam trecho traduzido deste discurso:“Eu tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: ‘ Nós acreditamos que esta verdade seja evidente, que todos os homens são criados iguais.’ … Eu tenho um sonho que um dia minhas quatro crianças viverão em uma nação onde não serão julgadas pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter.”
“o caminho está cheio de asperezas, mas não obstante fadigas e humilhações, eu ainda tenho um sonho… Sonho que, um dia , nas colunas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos e os filhos dos escravizadores possam sentar-se juntos à mesa da fraternidade“.

Que esse seja o sonho de todo o mundo....um mundo sem desigualdade racial e sem preconceito.

Para pensar!
Temos muitas personalidade que marcaram a história e esses eram negros, vamos conhece-los?



Chega de Preconceito, somos todos iguais....





Nenhum comentário:

Postar um comentário