Total de visualizações de página

29 de ago. de 2013

Dia nacional de Combate ao Fumo


No dia 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo, de acordo com estudo do Inca ( Instituto Nacional do Câncer )e do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, sete brasileiros morrem diariamente por causa de doenças ocasionadas pela exposição à fumaça do cigarro. As mulheres são as mais atingidas, 60% delas morrem em decorrência do tabagismo, uma vez que sofrem mais para largar o cigarro, elas apresentam o dobro de ansiedade e depressão comparadas aos homens.Os dados divulgados pela OMS – Organização Mundial da Saúde são muito piores. Estima-se que 5,4 milhões de pessoas morrem a cada ano e até 2030 o tabaco será responsável pela morte de 8 milhões de pessoas. Considerada uma droga poderosa, a nicotina demora apenas 7 segundos para atuar no sistema nervoso central, causando a dependência.


Você já parou pensar sobre a composição do cigarro?


 Sim, o cigarro contém mais de 4720 substâncias tóxicas como alcatrão, polônio 210 e urânio (sendo que os dois últimos são radioativos), dentre as quais 43 comprovadamente cancerígenas.
O consumo do cigarro pode provocar diversas doenças como: aumento da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e constrição dos vasos sangüíneos. Isto faz o coração ter de bater com mais força e, com o passar do tempo, o fumante tem boas chances de desenvolver problemas cardiovasculares ( infarto, angina e doenças coronárias).


Fumar causa impotência sexual ! Há algum tempo, só eram lembrados os malefícios que o fumo causava em órgãos como o pulmão e o coração. Mas, hoje já se sabe que as toxinas do cigarro atingem o genital e os aparelhos urinário, além também de ser um dos grandes responsáveis pelo câncer de boca.






Escolha o dia de hoje




Os alunos do 8º e 9º participaram da campanha contra o Fumo, a aluna Yasmin Detlinger, participou da campanha com um  cartaz: 

Participe desta campanha, o aluno André Gomes já aderiu....
O governo brasileiro gasta mais de 300 milhões por ano em tratamento de doenças relacionadas ao tabagismo e 37 milhões para tratamento dos fumantes passivos, o INSS desembolsa mais de R$ 18 milhões por ano com pensões e benefícios relacionados ao fumo passivo. Um Brasil sem cigarros com certeza seria muito melhor!!!!


Diga não ao cigarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário